top of page

FILME EM PROCESSO DE LANÇAMENTO

MARCOS, Força de Vontade


Depois de mais de duas décadas, está em processo de lançamento o filme documentário, Marcos, Força de Vontade, sobre a vida e a obra do artista plástico joseense, Marcos Santos, que ao nascer faltou oxigênio no cérebro lesionando sua fala e obstando os movimentos dos braços e mãos, assim exerce sua arte com pé esquerdo.

Marcos busca na arte discernir as diversidades físicas encontradas pela frente, em circunstâncias nenhuma, é impulsionado a enfrentar cotidianamente, os percalços inerentes aos seres humanos – como é mostrado na cena de abertura, onde o espaço cênico e o equilíbrio físico da personagem, pode incomodar o desatento e confortável expectador, sem nenhuma oposição da direção, que permite o desenrolar da ação, tão pouco interferi na insuperável tensão com os expectadores, pois sua condição é análoga à invalidez.

Devido ao longo período de sua realização, o diretor Zoran Djorjvic, também atuou como fotografo cinegrafista, num processo de aproximação com a atmosfera, o ambiente, ritmo e os afazeres diários do Marcos personagem e da pessoa física, em convívio com sua família, possibilitando maior interação e desenvoltura com o aparato técnico de captação de imagens, sons, tripé, luz, onde a câmera observa a movimentação corporal do artista em seu estado de realização plena.

Neste estado de espírito Marcos diz que a arte é o motivo que o faz querer levantar, tomar o café da Marisa – sua esposa -, ir para o ateliê e quando suas forças se esgotarem e a tela o desagradar, ele teimosamente insiste até a pupila dos olhos começarem a brilhar, momento em que o objeto representado ganha a forma da verossimilhança.

A princípio o argumento inicial foi cedendo espaço para o desenvolvido do exercício informal sobre enclausuramento simbolista, Marcos em seu ateliê, Zoran em outro país. Embora a ideia inicial seguiria a estrutura prevista no argumento, mas, as peças do xadrez político mundial interferiu diretamente na vida do diretor, que retornou ao seu país de origem e lá estando, convive com a explosão da guerra que provocou a mudança do mapa mundi, determinando o sumiço da Iugoslávia e o surgimento de vários outros países. 

Então, a ideia original sofreu as consequências também do tempo. Zoran retorna ao Brasil e recomeça e reinicia, tudo outra vez. O filme prima por flertar com o comentário também do olhar estrangeiro, incorpora a violência social por que atravessa seu personagem, intimamente atingido em sua condição de homem preto, pobre, deficiente convivendo numa cidade onde estão suas profundas raízes. 
Sem retroceder no espaço e no campo do tempo, Marcos e Zoran ressentes questões muito antigas que permeiam suas históricas. No entanto o filme ancora na força de vontade do personagem, aflora sua relação com o filho caçula, iça a força da capoeiragem e ao mesmo tempo, abre espaço para a figura do palhaço, dois temas que entrelaçam e habitam a pintura do artista, por serem temas que driblam o sistema, seja em suas pinceladas de onde emerge a capoeira, luta que se disfarça em forma de dança ou a maneira como o palhaço resolve uma situação que o público acha que ele não vai conseguir. Resoluta, a arte ultrapassa fronteiras visíveis e imaginárias.
 
Marcos, Força de Vontade é um filme que chegou num tempo adverso, mas com substância para superar a dispersão dos tempos em que ele se apresenta para sua plenitude.

"A arte me traz coisas que eu não conseguiria buscar em outro lugar".

Sinopse

Ao nascer, faltou oxigênio no cérebro e com isso Marcos Santos teve paralisia cerebral, deixando-o sem os movimentos dos braços, das mãos e sua fala ficou parcialmente prejudicada. Desde pequeno, ele aprendeu a se comunicar através do desenho. Suas primeiras pinturas foram feitas com um pedaço de carvão que ele encontrou na rua. O filme retrata a vida e a obra desse ser iluminado. 

Lançamentos

Últimos trabalhos realizados

Todos os vídeos
Assista agora

Muros da Vida

Documentário, Cor, Digital, 15 min, 2021

Direção: Zoran D'jod'jevic

Sinopse

O filme registra fragmentos da ação e obra do artista plástico, Marcos Santos, sem os movimentos dos braços e mãos, ensina as crianças de um bairro periférico e estigmatizado de São José dos Campos, Campo dos Alemães, a pintar e levar sua arte para os muros da cidade.

Prêmio

Prix du Film Étranger – Entr’2 Marches, Cannes, (Melhor filme documentário, curta-metragem estrangeiro)

Prêmio Cannes informe.jpg
Cartaz 2_edited.jpg
Meire 14 b.jpg

A Arte de Meire Rodrigues

Documentário, Cor, Digital, 10 min, 2022

Direção, Roteiro e Edição: Diogo Gomes dos Santos

Sinopse

O filme registra o processo de criação da artista enquanto cria e desenvolve atividades educacionais e culturais na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA

bottom of page