Apresentação
O projeto visa realizar um filme documentário de media-metragem (50 minutos), abordando a manifestação cultural religiosa “São João Dozinho Leite”, evento bi-centenário realizado anualmente na cidade de Guararema, por iniciativa da família do senhor Salvador Leite, bisavô do senhor Dozinho Leite. O filme será realizado nos logradouros onde a festividade acontece localizadas em área rural da cidade, realçando os costumes e modo de vida da comunidade, evidenciados em sua arte, por meio das manifestações contempladas pela efeméride e pelo efeitos que esta manifestação vem sofrendo no decorrer do tempo, mas preservando seus ritos ancestrais.
É parte complementar do todo desse projeto a realização de uma Oficina de produção, onde o participante vivencia todas as etapas de realização de um filme, no que diz respeito a criação do argumento, roteiro, pré-produção, produção, finalização, lançamento, exibições acompanhadas de debates, e a continuidade do filme em mostras e festivais. Grande parte da equipe técnica do filme, será composta pelos alunos da oficina. Um projeto com excepcional oportunidade de formação educacional, profissionalizante, um excelente meio de informação, educação e lazer.
A realização deste filme visa contribuir com o debate à cerca do fazer artístico, fora dos padrões convencionais da academia, oferecendo aos participantes, excelente perspectiva de emprego e renda, agrega valor cultural ao ambiente interno da cidade, com uma obra feita com os valores artísticos locais, criando simbólicos e metáforas no cerne social da comunidade, contribuindo para inserir o nome da cidade, para muito além das suas fronteiras geográficas. Importante ferramenta de conscientização e ativismo turístico e ambiental.
A realização deste filme interagi com o meio ambiente, se insere na arte contemporânea não como um movimento fechado, mas como um modo de fazer coletivo, tendência que perpassa diversas criações artísticas. Por mais que muitas vezes não esteja explícito no trabalho, a simples criação e realização de um filme, reverenciar a beleza da tradição rural, o não se inseri em ideologias, políticas, religiosas, mas contribui com um processo que reforça a necessidade de ações de preservação das manifestações da coletividade, principalmente aquelas em torno do clima e do meio ambiente e contribuindo para preservação de uma manifestação tradicional da cidade. É dessa perspectiva que este projeto se insere.

